Karol Barbosa Jornalista de formação e escritora de nascença. Adora estudar e escrever sobre educação, concurso público, histórias de ficção e coisas aleatórias. Nas horas vagas faz parte de um grupo de teatro e nos “dias de fazer nada” coloca uma boa série e joga The Sims (sim, até hoje).

Maternidade Assis Chateaubriand no Ceará tem vagas no concurso EBSERH de 2019

1 min read

Se você é do Ceará ou pretende prestar concursos público para essa região fique ligado nessa notícia: a Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (MEAC-UFC) está entre as instituições que vão abrir vagas em 2019. 

Por isso, para te deixar preparado antes mesmo do edital sair separei para você algumas dicas essenciais. 

Mas antes vou te explicar como funciona o futuro seu local de trabalho. Vamos lá?

O que é o MEAC-UFC?

A Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) integra, juntamente com o Hospital Universitário Walter Cantídio, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC).  

A maternidade foi inaugurada em 1963 depois de já estar funcionando. “Quando fizemos a festa, já havia crianças dormindo no berçário”, conta o Doutor José Galba Araújo, diretor da Maternidade.

Hoje ela é reconhecida pelo Ministério da Saúde como maternidade de excelência no atendimento às gestantes de alto risco, além de se destacar como referência na adoção às boas práticas ao parto e nascimento humanizados.

Além disso, a Maternidade Escola configura-se atualmente como uma instituição pública federal voltada para o atendimento às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).Ela tem como objetivo atender às diretrizes da Rede Cegonha e da Política Nacional de Humanização. 

É importante ressaltar que a MEAC vem trabalhando para implementação de boas práticas capazes de potencializar ações para a garantia e a efetivação da política de humanização em todo processo de assistência às mulheres e aos recém-nascidos. 

E a EBSERH?

A  Maternidade Escola Assis Chateaubriand por fazer parte da Universidade Federal do Ceará também é coordenada pela  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação e criada com objetivo de prosseguir o processo de recuperação dos hospitais universitários federais.

Isso quer dizer que o concurso da Maternidade será realizado por meio da prova de concurso da EBSERH. 

Ou seja, para ser servidor público do MEAC-UFC você precisa realizar a prova da EBSERH que está prevista para sair até o final de 2019.

A previsão é que saía dois concursos para a contratação de 2250 servidores, distribuídos em:

  • 887 para Uberlândia; e
  • 1363 para as 35 unidades da Rede EBSERH e a Sede da Empresa em todo Brasil. 

Como passar na prova da Maternidade Escola Assis Chateaubriand?

O primeiro passo para passar na prova do Maternidade Escola Assis Chateaubriand  é acertar no mínimo 80% das questões de disciplinas básicas. 

O que quer dizer que você deve dar uma dedicação especial as seguintes matérias:

  • Português 
  • Raciocínio Lógico
  • Legislação da EBSERH
  • Legislação do SUS

E, por isso, a nossa equipe do Pontua Concursos preparou para você um Guia Gratuito com dicas focadas nas Disciplinas Básicas do Concurso da EBSERH. Para baixar, basta você clicar na imagem abaixo:

Informações último concurso EBSERH

O último concurso da EBSERH foi em 2018 e possuía 1196 vagas, sendo 339 para área médica, 719 para área assistencial (enfermeiro e técnicos em enfermagem) e as demais para serviços administrativos. 

A banca organizadora foi o CEBRASPE/CESPE e a remuneração variava entre  R$ 2.031,19 e R$ 9.687,39.

Karol Barbosa Jornalista de formação e escritora de nascença. Adora estudar e escrever sobre educação, concurso público, histórias de ficção e coisas aleatórias. Nas horas vagas faz parte de um grupo de teatro e nos “dias de fazer nada” coloca uma boa série e joga The Sims (sim, até hoje).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *